Segundo o site Central do Franqueado: “Com a necessidade de expansão dos Estados Unidos após a Guerra Civil, comerciantes de várias localidades do país começaram a adotar o modelo de negócio. Em 1898, por exemplo, a General Motors adotou a franquia para expandir sua
rede de revenda de carros.Um ano depois, a Coca-Cola passou a conceder franquias de engarrafamento e distribuição dos refrigerantes. Sem a utilização deste modelo, dificilmente essas duas marcas teriam chegado tão longe no mundo dos negócios.
A grande explosão das franquias se deu após a 2º Guerra. Diversos soldados americanos retornaram para suas casas, a maioria sem experiência e sem emprego, mas com muita vontade de trabalhar. Foi no sistema de franquias que esses homens viram uma alternativa para sobreviver e tornarem-se seus próprios patrões.
Assim, na década de 1950 surgem algumas das mais famosas redes de franquias: Burger King, McDonald’s, Dunkin’Donuts, KFC (Kentucky Friend Chickem), entre outras. A partir de 1970, diversas franqueadoras americanas passaram a expandir suas franquias pelo mundo, chegando, inclusive, ao Brasil.”
No Brasil este modelo de franqueamento se deu de forma mais estruturada a partir da década de 80 com as escolas de idioma CCAA e Yazigi e o desenvolvimento dos shopping Centers, já em 1994 aprova-se a lei 8,955 que regulamenta este setor e inicia-se de forma mais estruturada o crescimento das franquias.
A franquia é uma forma na teoria e na prática que reduz muito o risco de se ter um novo negócio pois o investimento é feito em um modelo já existente e com experiência no mercado, principalmente nos quesitos “concorrentes”, “Cliente” e “Perspectivas”, ou seja, paga-se para ter a estrutura de anos aliado a produtos de qualidade que já foram testados e aprovados com o consumidor.
O Modelo de Franquias é algo que deu muito certo no mundo inteiro e que tende a ser um grande negocio em um futuro cada vez mais competitivo e digitalizado a medida do sucesso depende de sua capacidade de investir de acordo com seu perfil, porém, existem no mercado
algumas boas opções como a Franquia Light Campar que oferece um grande mercado com custos relativamente baixos os quais são chamados de micro franquias.
Deixe um Comentário