Conforme dados da ABIPLA (Associação Brasileira das Industrias de Produtos de limpeza) o brasileiro consome em média 25% da renda com manutenção e limpeza do lar, e os altos custos dos produtos nas gôndolas dos supermercados e principalmente dos mini mercados podem ser explicados pela cadeia de distribuição, geralmente a indústria fabrica e revende com uma margem de 60% do custo total (direto e indireto), as distribuidoras recebem, pagam a substituição tributária do ICMS e também colocam margens próximas de 40% e revendem para os supermercados que também trabalham com margens de 40%, para mini mercados geralmente esta cadeia logística ainda tem um segundo distribuidor regional que também arca com substituição tributária (além de outros impostos) e margens próximas de 40$ para entregar, portanto, um produto que sai da fábrica com preço de R$ 10 reais (por exemplo) pode chegar facilmente ao consumidor por mais de 30 reais.
A tendência do mercado de forma geral é reduzir estes canais de distribuição e aproximar mais o consumidor final das fábricas, o Brasil tem um custo logístico alto e uma carga tributária em escala que fazem com que o valor agregado ao produto final torne-o muito mais caro, este, aliás, é um dos segredos de países como a China que fazem através da internet um link direto com consumidores finais e fabricantes do outro lado do mundo.
Por este motivo mais pessoas estão aderindo a modelos de compras onde conseguem esta maior proximidade com as fábricas, a Campar aderiu ao modelo de lojas físicas, diretas ou através de franquias, sendo assim, e possível comprar produtos de qualidade diretamente da fábrica e de forma pulverizada, e claro, com produtos especializados como por exemplo, o Limpa Pedras São Tomé e diversos outros que não são encontrados nas gôndolas dos supermercados que tendem a vender somente produtos de alto giro.
Este é um modelo (franquias) já muito difundido e surgiu no Estados Unidos, já na década de 40 grandes redes como o Macdonald’s resolveram criar braços e pulverizar as vendas em grandes territórios fazendo com que o custo seja reduzido e que o material disponibilizado na gôndola seja idêntico em todas as lojas e com a mesma origem, a fábrica. O foco em economizar não é somente uma estratégia comercial, ela deve originar como base do processo produtivo porque produtos com melhores matérias primas e maior qualidade rendem muito mais no consumidor final fazendo com que ocorra também a fidelização do cliente final e por consequência o aumento da rentabilidade através da expansão em cadeia da rede de franqueados e/ou canais de distribuição diretos, ou seja, trabalhar com os supermercados diretamente eliminando os grandes distribuidores.
Abre-se mão da comodidade de comprar tudo em um só local e direciona a compra mensal para outro canal de venda mais direto para reduzir significativamente os custos, esta não é somente uma opção como também uma tendência mundial, a internet veio para facilitar isto e a pulverização dos pontos de venda também, esta compra direta é uma das várias maneiras de economizar porque 25% do orçamento é muito dinheiro e pode ser utilizado para outras coisas como investimento em educação, reforma ou até mesmo uma poupança.
Pense nisto e se puder, também tenha uma Franquia da Campar por 30 mil reais.
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